• Matheus Ávila

O Que Você Precisa Saber Antes de Abrir Seu Negócio


Empreender? Somos craques nisso! Segundo a pesquisa GEM (Global Entrepreneuship Monitor), realizada no Brasil pelo Sebrae, o nosso país ocupa a primeira posição quando o assunto é empreender. São mais de 600 mil empreendimentos abertos anualmente e em tempos de crise esse número tende a aumentar. Mesmo com tudo isso a nosso favor, existe um dado que preocupa: mais da metade desses novos empreendimentos fecham em menos de 2 anos. Vamos agora te dar algumas dicas para um planejamento mais assertivo antes de abrir o seu negócio e ter sucesso!

Antes de abrir o seu negócio, o ideal é primeiro analisar o local e o perfil das pessoas que ali frequentam para definir um público alvo. Ele te dará a base para ver se o seu negócio tem espaço no mercado, se há o interesse pelo serviço ou produto oferecido e saber o que os consumidores mais esperam e apreciam dos mesmos.

Além do público alvo, é necessário fazer uma análise de concorrência. Ela é importante para mapear e definir os principais pontos da concorrência, definindo erros e acertos, como atuam e as possíveis vantagens que o negócio pode ter em relação aos seus concorrentes.

Esses dois trabalhos estão inseridos em uma pesquisa de mercado que engloba e ajuda a entender o mercado como um todo, mostrando detalhes e mapeando o mercado que pretende ser explorado pelo empreendedor.

Outro passo fundamental e imprescindível a se tomar antes de se lançar no mercado é fazer o estudo da viabilidade financeira. É nela que são levantados todos os custos possíveis tanto variáveis quanto fixos além de custos de abertura. Impostos, projeções de receita, tempo de retorno do investimento - payback - são analisados usando ferramentas contábeis precisas para evitar gastos não planejados e estimativas de receitas.

Fundamental também é definir as ferramentas que usará no controle e gestão das finanças da empresa criando assim, um planejamento financeiro que tornará a situação financeira da empresa mais clara permitindo investimentos mais certos com e maior controle de entradas e saídas.

Podemos então dizer que uma boa ideia é fundamental para o negócio, mas que uma estrutura organizada e planejada abrangendo todos os aspectos acima faz o empreendimento obter uma administração mais eficiente!

Nós da Pacto Consultoria Júnior podemos auxiliar você a trilhar esse caminho com maiores chances de sucesso. Vamos conversar e analisar como um Plano de Negócios pode se adaptar melhor aos seus anseios e necessidades. Marque uma Reunião sem custo agora! Não deixe o seu sonho para depois.


404 views

Pacto Consultoria

Impactando o mercado com

soluções de excelência

  • Facebook Pacto
  • Instagram Pacto
  • LinkedIn Pacto
Ponto Localizacao
Telefone
Carta

Niterói