• Pacto Consultoria Jr.

Como Declarar seu Imposto de Renda

Updated: Feb 21

Está chegando aquela época do ano em que o leão fica solto e muita gente acaba caindo na malha fina. Você não vai querer virar presa, né?!



Mesmo faltando alguns dias já é hora de começar a providenciar e separar os documentos necessários, pois quem entrega mais cedo tem a possibilidade de ser restituído logo nos primeiros lotes. Portanto, é importante estar atento ao prazo de envio da declaração que em 2020 será realizada no período de 02 de março até o dia 30 de abril.


Caso você seja obrigado a entregar a declaração e perder o prazo de envio, estará sujeito ao pagamento de multa devido ao atraso. Além de ficar com o CPF pendente de regularização, ficando impedido de realizar alguns serviços como renovação e emissão de passaporte, fazer empréstimos, abrir conta em banco, entre outros.


Mas afinal, como fazer a declaração de Imposto de Renda ?


Atualmente, temos 3 meios de declarar o imposto de renda, são eles:


- IRPF2020: Programa de computador baixado diretamente do site da Receita Federal;

- Portal e-CAC: Acesso online, utilizando certificado digital, na página da receita federal;

- Aplicativo: O aplicativo Meu Imposto de Renda está disponível para tablets e smartphones.


Após a escolha do meio pelo qual se realizará a declaração, o primeiro passo a ser seguido é o do preenchimento dos seus dados pessoais. Neste momento, preste muita atenção! Pois essa é a hora que define se você vira presa ou não.


Vale salientar que esse preenchimento se dará de uma forma diferente para cada cidadão. Por exemplo, para alguns o IR é retido na fonte e para outros a contribuição através do Carnê Leão é obrigatória, como os profissionais liberais.


Você poderá optar pelo desconto simplificado ou por deduções legais, essa última como o próprio nome sugere são deduções previstas em lei, como por exemplo plano de saúde e despesas médicas, realizadas pelo titular ou dependentes.


É necessário guardar os recibos e comprovantes para possíveis exigências da Receita Federal. O desconto simplificado substitui as deduções legais podendo deduzir até 20% do valor dos rendimentos tributáveis, sem a necessidade de comprovar despesas.


A escolha pode ser feita após o preenchimento, sendo possível comparar qual dos dois é mais interessante dentro das suas particularidades. Para não virar presa do leão é preciso estar bem atento quanto ao preenchimento da declaração, para não correr riscos a orientação é contar sempre com o auxílio de profissionais especializados.

26 views

Pacto Consultoria

Impactando o mercado com

soluções de excelência

  • Facebook Pacto
  • Instagram Pacto
  • LinkedIn Pacto
Ponto Localizacao
Telefone
Carta

Niterói