#Blog #Empreendedorismo #Estratégico #Inovação #Marketing

importância estratégica dos 4’Ps do marketing no seu negócio

Empreender vem sendo cada vez mais difícil, principalmente no início do seu negócio, mas com a ajuda das ferramentas de marketing isso será mais simples. Abaixo vamos te apresentar uma delas, os 4’Ps do Marketing, através dela você conseguirá responder perguntas relacionadas a sua empresa. O que, por quanto, como e onde vender? Essas são […]

Por Roberto Lourenço

importância estratégica dos 4’Ps do marketing no seu negócio

Empreender vem sendo cada vez mais difícil, principalmente no início do seu negócio, mas com a ajuda das ferramentas de marketing isso será mais simples. Abaixo vamos te apresentar uma delas, os 4’Ps do Marketing, através dela você conseguirá responder perguntas relacionadas a sua empresa. O que, por quanto, como e onde vender? Essas são algumas das dúvidas dos empreendedores iniciantes.

O que são os 4P’s do Marketing?

Inicialmente tende a ser necessário entender que os 4P’s do Marketing são os quatro pilares básicos que compõem a base de um plano estratégico de uma marca, todos começando com a letra P: produto, preço, praça e promoção. Essa ideia, também conhecida como mix de marketing, foi criada pelo professor Jerome McCarthy na década de 1960 e muito difundida por Philip Kotler, que por muitas vezes leva os créditos da invenção, tamanha a sua influência.

Aplicando os 4P’s

Nesse sentido, vamos ao entendimento de cada um dos 4’Ps:

P de Produto:

O produto é tudo aquilo que a empresa vende, pode ser um refrigerante para uma fábrica de bebidas, bem como uma consulta de um dentista. Portanto, nessa estratégia, é preciso entender o que a sua oferta necessita para se tornar um produto único, se destacando dos concorrentes e conquistando clientes.

P de Preço:

O preço é o valor de venda do seu produto, o quanto seu cliente terá que desembolsar para adquiri-lo. O mais importante nesse momento se resume em saber equilibrar o preço do seu produto, não deve ser tão baixo a ponto de minimizar a margem de lucro e impossibilitar o crescimento da empresa, nem tão alto a ponto de assustar os clientes e atrapalhar o faturamento.

P de Praça:

A praça é o lugar onde vem sendo oferecido o seu produto, podendo ser físico, eletrônico ou ambos. Definir corretamente a praça, é disponibilizar seu produto onde o seu cliente está. Por exemplo, a Netflix está localizada na web, porque seu produto não é físico, por isso, não faria sentido e não seria vantajoso vender uma assinatura de filmes em uma loja física.

P de Promoção

Depois de estabelecer seu produto, seu preço e sua praça, chegou a hora de promover seu produto. Essa é a etapa onde deve ser desenvolvida uma forma de oferecer o produto aos clientes. Deve ser algo que chame a atenção e possa persuadi-los a consumir o seu produto. Como por exemplo, ofertar o produto através de influenciadores digitais, ou praticar o marketing de guerrilha, entre diversas outras formas de promover o produto.

Afinal, para que serve?

Quando abrimos uma empresa é necessário planejar, ver se seu negócio é viável financeiramente, estabelecer metas e objetivos, assim como é importante se comunicar com seu consumidor para estabelecer uma relação estreita, como se fosse uma parceira, para que sua marca seja memorável e funcional para o cliente, suprindo as necessidades e desejos dele. Para você manter essa relação precisa-se aplicar um planejamento de marketing. Nesse momento, entram os 4’Ps, essa ferramenta vai te ajudar de forma clara e objetiva a estabelecer o valor do seu produto para a sociedade, bem como onde seria o melhor lugar a anunciá-lo e de que forma anunciá-lo. Podendo assim, entender melhor a sua empresa, e consequentemente, criar uma campanha de marketing mais assertiva. Além disso, a partir da utilização dessa ferramenta dos 4’Ps você se manterá mais forte no mercado, mesmo diante de crises.

Como a Pacto pode te ajudar?

Tendo em vista tudo isso, agora você já sabe o quão importante é o planejamento de marketing para o seu negócio e com a Pacto o seu trabalho será facilitado a partir do nosso serviço de Plano de Marketing. Na Pacto Consultoria Jr, o nosso compromisso visa a satisfação do empreendedor. Buscamos incentivar e fortalecer o empreendedorismo. Com isso, todos os nossos serviços são extremamente personalizados, pensando inteiramente no cliente, cada um possui uma necessidade diferente e nós da Pacto buscamos supri-la da melhor forma possível.

Dessa forma, quando entramos em conjunto com o cliente em um projeto, a solução do seu problema é o nosso objetivo. E para isso utilizamos ferramentas estratégicas para deixar a entrega final do serviço mais completa. Dentre elas, usamos a Matriz SWOT, a SWOT cruzada, a SMART, 5W2H, bem como o Ciclo BCG, a Matriz Valor e os Oceanos Azul e Vermelho.

Gostaria de ter soluções inovadoras para os diversos setores da sua empresa? Entre em contato com a gente e marque uma reunião de diagnóstico gratuita.

VEJA TAMBÉM

7 lições que “High School Musical: A Série” ensina sobre negócios
#Blog #Entretenimento #Estratégico #Inovação

Por Roberto Lourenço

7 lições que “High School Musical: A Série” ensina sobre negócios

Como adaptar sua empresa a transformação digital
#Empreendedorismo #Estratégico #Inovação #Marketing

Por Roberto Lourenço

Como adaptar sua empresa a transformação digital

Controle Financeiro: 4 tipos que você deve ficar atento
#Empreendedorismo #Estratégico #Financeiro

Por Roberto Lourenço

Controle Financeiro: 4 tipos que você deve ficar atento

Disney e seus ensinamentos sobre reconstrução
#Empreendedorismo #Estratégico #Inovação #Processos

Por Roberto Lourenço

Disney e seus ensinamentos sobre reconstrução

CONTEÚDO ONLINE