5 Passos Para Melhorar Sua Comunicação Empresarial

July 20, 2017

       

Em épocas de textões de facebook, sabemos como andam os nervos das pessoas, sempre prontas a iniciar um “Fla-Flu” por qualquer razão, seja ela política, religiosa ou até mesmo se você prefere celulares feitos de robôs ou de maçãs. Principalmente hoje, num universo onde todos estão conectados quase 100% do seu tempo, se comunicando de diversas formas, por aplicativos de mensagem, e-mails ou até mesmo a quase obsoleta conversa presencial. Saber a melhor forma de expor suas ideias pode significar a diferença entre o sucesso e o fracasso de uma conversa. E isso pode agravar, influenciando o futuro do seu cargo na empresa ou até do seu próprio negócio.

 

        Então venha comigo e se prepare para receber essas dicas que podem te ajudar não só na sua vida profissional, mas também a sobreviver aquele fim de semana com a sogra.

 

1. Antes de tudo, seja um bom ouvinte
Algumas pessoas chegam a dizer que essa é uma das características mais importantes para um líder. E acredite, ouvir as pessoas a sua volta pode ser surpreendentemente eficaz. E com certeza o fato dela saber que vai ser ouvida já ajuda a abrir caminhos para resoluções dos mais diversos problemas. Mas se por um lado ouvir as pessoas ajuda, absorver o que foi dito não necessariamente pode levar tudo a perder. Então comece a praticar essa habilidade e perceba a diferença que ela fará na sua vida. E como sempre a ideia aqui é ser realmente aberto a opiniões alheias. Quanto mais cabeças pensando num mesmo problema, mais facilmente ele poderá ser resolvido.

 

2. Encontre o melhor meio de se comunicar
Essa dica pode ser usada independente se você é empregado ou empregador, mas de qualquer forma ela irá servir sempre que o assunto for clientes. Não tenha medo de perguntar qual o melhor meio para entrar em contato com os seus clientes ou funcionários. Pode parecer algo inconveniente a se fazer no início, principalmente quando se trata de clientes, mas o melhor é sempre perguntar antes do que incomodar aquela pessoa sempre que for entrar em contato. E sim, existem pessoas que, por exemplo, não gostam de falar no telefone, eu sou uma delas por exemplo. Ou simplesmente não checam o e-mail regularmente, então suas mensagens vão ficar lá apenas criando teias virtuais de aranha. Então nunca se esqueça que perguntar não ofende. E seus clientes agradecem.

 

3. Saiba o momento certo de dizer as coisas
Sabe aquele momento em que você está muito estressado e responderia ‘na lata’ aquelas poucas e boas que você vem segurando faz tempo? Então, talvez esse não seja uma boa hora para conversar com ela ou com qualquer outra pessoa. Se parar para pensar, as conversas mais difíceis que tivemos poderiam ter sido facilitadas apenas pelo fato de o ouvinte estar mais aberto. Saber o momento de dizer as coisas pode ser bem difícil, mas a prática leva a perfeição. Observe o seu ambiente e conheça as pessoas a sua volta, escute-as, ou seja, siga as dicas anteriores, principalmente quando for para pedir coisas como um aumento, ou aquele adiantamento ou até mesmo pedir para aquele funcionário para fazer uma hora extra. Tenha muita calma, foco e fé de que a hora para conversar sobre essas coisas vai chegar.

 

4. Seja o mais transparente possível
Você é o que as outras pessoas veem e isso se aplica pra sua empresa também. É claro que nunca irá
conseguir agradar a todos, mas sendo o mais transparente que puder ser, ajuda a diminuir o número de reclamações. Então aqui vai mais uma dica extra, mantenha sua gestão a vista. Deixe que todos os membros da sua empresa saibam do que estão fazendo parte. Isso além de ajudar a melhorar a comunicação ainda melhora o engajamento dos membros. Então não tenha medo de mostrar todos os resultados, altos ou baixos, os dois vão servir para manter uma comunicação com seus funcionários.

 

5. Aplique feedback
Acho que essa é de longe a dica mais importante, não que as outras não sejam, mas essa é, de certa forma, a união de todas essas práticas já faladas. A importância da existência de uma cultura de feedback é muito grande até mesmo para grandes corporações. Na verdade a existência dessa cultura já é o maior demonstrativo de que a comunicação entre as pessoas é boa. Para conseguir alcançar esse objetivo, precisamos focar na consolidação de uma cultura forte e presente. Alguns pontos que já foram citados ajudam a criar essa cultura, mas esse é assunto pra uma outra matéria.

 

        Agora é o momento de você por em prática! E a ordem é essa, praticar sempre! Não tenha medo de ser ouvinte e principalmente de expor suas ideias. Aplicar essas dicas vai trazer retornos positivos para você e sua empresa. A Pacto pode auxiliá-lo com o estudo profundo do ambiente interno e externo da sua empresa, visando elaborar estratégias que permitam fazer uso dos recursos disponíveis de forma eficiente, aumentando sua produtividade. Entre em contato! 

Please reload

Pacto Consultoria

Impactando o mercado com

soluções de excelência

  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram
Ponto Localizacao
Telefone
Carta

Niterói