5 Orientações Para Criar Seu Próprio Negócio

February 2, 2018

As redes sociais, jornais e meios de comunicação já noticiaram diversas vezes que o país está passando por um momento de retração, onde algumas empresas estão fechando, onde há aumento nos preços e quedas de produtividades nas indústrias. Dados do IBGE apontam que hoje, no Brasil, existem mais de 13 milhões de desempregados.

 

Por conta dessa alta taxa de desemprego muitos brasileiros optam por abrir um negócio próprio. Segundo o Serasa, o “empreendedorismo por necessidade” fez aumentar o número de empresas criadas nos últimos anos e o setor de serviços foi responsável por mais de 60% de todas as empresas abertas em 2017. Essas novas empresas aquecem a economia e fazem surgir novas oportunidades de emprego.

 

Para você que tem interesse em abrir seu próprio negócio, trouxemos alguns conselhos que podem facilitar sua vida empreendedora.

 

1. Planeje-se

Antes de tudo, é necessário ter um bom planejamento, tanto estratégico, quanto financeiro. Com ele, você consegue definir onde quer chegar com seu negócio, qual público você quer atingir e até mesmo o custo que você pretende e pode vir a ter. Contudo, não adianta fazer um planejamento e deixá-lo de lado, você precisa analisar constantemente se ele está de acordo com a realidade da sua empresa e pensar nos indicadores, que vão te dizer se ele está sendo efetivo ou não, pois o mercado vive uma frequente mudança.

 

2. Esteja preparado

Conheça a área que pretende atuar, estude, leia livros, assista a vídeos, converse com pessoas que trabalham ou já trabalharam no seu segmento de escolha. Hoje temos maneiras diferentes de buscar conteúdo, então aproveite! Absorva o máximo de conhecimento possível sobre o tema, e dessa forma você vai estar mais preparado para as adversidades que poderão ocorrer na sua empresa.

 

3. Entenda e encante seu público-alvo

Busque conhecer as pessoas para quem você pretende vender, pense como um cliente: "como eu gostaria de ser atendido?" . O seu produto agrada o cliente? O valor está de acordo com o que você está entregando? Tente validar essas questões antes de colocar disponível para seu público, dessa forma, é possível observar falhas que você poderia ter deixado passar e que seu cliente possivelmente perceberia.

 

4. Inove sempre que possível

Inovar não é exclusividade das empresas de tecnologia, você pode inovar de diversas formas. Pensando em formas mais eficientes de entrega, no conceito do produto, da ambientação da sua loja, nas embalagens e até no próprio produto, ou serviço, que você forneça. Além disso, você pode atender seu cliente de uma forma diferenciada, o conjunto desses fatores agrega valor ao seu produto e pode atrair clientes, que estão dispostos a comprar seu produto por enxergar valor nele.

 

5. Tenha foco

Muitas empresas quebram por tentar abranger vários serviços e não ser especializado em nenhum deles. Entenda sobre o seu serviço, saiba vendê-lo e faça dele a referência para o seu negócio, de modo que as pessoas lembrem da sua empresa, quando observarem seu produto ou serviço de destaque. Após ser reconhecido como referência, busque acrescentar melhorias e serviços em sua empresa.

 

Empreender tem suas vantagens e desvantagens, porque, além de ser dono do seu próprio negócio, você também pode criar sua rotina, possuir maior autonomia e ter a chance de trabalhar com o que realmente gosta. Por outro lado, o risco do empreendimento é seu, portanto busque pessoas que possam te auxiliar no seu novo negócio, como as incubadoras e Empresas Juniores, como a Pacto Consultoria. Além de possuir um valor abaixo do mercado, uma empresa júnior é gerida por estudantes das universidades. Gostaria de diagnosticar o problema de sua empresa ou não sabe a viabilidade de começar o seu negócio? Entre em contato!

Please reload

Pacto Consultoria

Impactando o mercado com

soluções de excelência

  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram
Ponto Localizacao
Telefone
Carta

Niterói