Descubra Se Está Obtendo Lucro Com O Seu Negócio

March 2, 2018

O lucro é um fator chave na hora da tomada de decisão para a empresa, e com um bom planejamento financeiro, acompanhado de uma visão técnica do assunto, é a melhor forma de verificar se o seu negócio está realmente sendo lucrativo.

O que vem acontecendo atualmente, é que pensamos conseguir levar o próprio negócio apenas pela intuição, o que pode trazer consequências terríveis para a saúde financeira da empresa.

Para que tal problema seja solucionado, separamos 3 passos para que seja possível saber se o seu negócio está obtendo lucro.

 

1º passo: Organize as suas contas

 

Inicialmente, é importante descobrir quanto custam as operações do seu negócio, portanto, é necessário identificar os seus gastos. Essa parece uma tarefa simples, porém, sem um conhecimento técnico no assunto, o negócio pode não ir para frente. Em alguns casos, quando alguém inexperiente não consegue identificar suas despesas fixas, que são as que não dependem do volume das vendas, como o aluguel, contas de luz e água, e suas despesas variáveis, que não possuem uma constância, como o frete e o custo com embalagens, o gestor acaba por realizar diagnósticos errados sobre a real situação da empresa.

 

2º passo: Controle as suas receitas

 

Após organizar todos os custos e despesas de seu negócio, é necessário controlar quais são as fontes de renda que a sua empresa possui, dentre elas podem estar contidas os investimentos, prestação de serviços ou vendas.

Posteriormente, é necessário detalhar as suas fontes de renda. Utilizando como exemplo as vendas, elas precisam das atividades: classificar os clientes, identificar e selecionar a forma de pagamento, a data da sua compra e o item comprado. Para ter esse controle, a melhor forma de organizar suas fontes seria através de uma planilha detalhada sobre as receitas da sua empresa para poder atingir o objetivo principal do negócio.

 

3º passo: Apure o seu resultado

 

Muitas pessoas acreditam que a melhor forma de saber se um negócio é lucrativo, é através do fluxo de caixa. Porém, esse é o maior erro que uma pessoa sem acompanhamento técnico pode cometer, pois o fluxo de caixa mede apenas a quantidade de dinheiro que a empresa tem disponível no momento, sem ter uma avaliação das suas receitas ou despesas futuras.

A melhor forma de apurar o seu resultado é através de uma DRE, Demonstração do Resultado do Exercício, ou seja, uma planilha que mede como um todo, as receitas decrescidas de custos, despesas e impostos, além de mostrar a verdadeira situação financeira da empresa.

 

Gostaria de saber mais sobre como funciona um Planejamento Financeiro? Entre em contato conosco para tirar as suas dúvidas e marcar uma reunião para conhecer um pouco mais sobre o nosso serviço.

 

 

 

Please reload

Pacto Consultoria

Impactando o mercado com

soluções de excelência

  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram
Ponto Localizacao
Telefone
Carta

Niterói