O Que Você Precisa Saber Antes De Abrir Sua Empresa

August 10, 2018

O sonho de abrir uma empresa é compartilhado por muitos brasileiros, não é à toa que estamos na lista dos países mais empreendedores do mundo. Infelizmente, pesquisas recentes mostram que 6 em cada 10 empresas fecham as portas antes de completar 5 anos no Brasil.
 

Nosso objetivo na Pacto Consultoria é trabalhar para diminuir essas estatísticas e ajudar esses sonhadores a superar as dificuldades do mundo empreendedor. Para isso, não podemos deixar de nos lembrar da análise de viabilidade financeira que é um dos aspectos mais importantes para abertura de um negócio.

 

A primeira pergunta que pode surgir é: "O que é análise de Viabilidade Financeira?"

A análise de viabilidade financeira é um trabalho que objetiva concluir se um investimento é ou não viável, ou seja, se trará retorno ou não para o investidor e se apresentará o lucro esperado por ele. E no caso da abertura de uma empresa, mostrará à pessoa interessada informações que lhe trarão mais segurança no processo de decisão entre começar ou não um novo negócio.
 

"Como ela é feita?"

Para fazer uma análise de viabilidade econômica e financeira é necessário seguir algumas etapas, sendo elas: levantamento do investimento inicial necessário, projeção de receitas, projeções de custos e despesas, projeção de fluxo de caixa e finalmente a análise de indicadores calculados em cima dos dados projetados de receitas, despesas, custos e investimentos.
 

"Como apurar o investimento inicial necessário?"

O investimento inicial vai depender de qual setor de atividade a empresa irá atuar, pode ser comércio, indústria, serviços entre outros. A partir de então, são levantados os investimentos fixos, normalmente são investimentos em estrutura física, como: móveis, decoração, maquinário, veículos e tudo que permita a empresa a sair do papel.

Em seguida apure os investimentos pré-operacionais, esse tipo de investimento é voltado para a abertura e legalização da empresa, treinamento de funcionários, obras estruturais, reformas, divulgação e ações de marketing. Por fim, levante o capital de giro, ele é o recurso utilizado para a operação da empresa, como: estoque, pagamento de funcionários, contas fixas, variáveis e também um colchão de segurança para uma eventual emergência.
 

"Como fazer a projeção de receitas?"

A projeção de receitas é realizada para identificar a capacidade de gerar dinheiro da empresa. Para isso, é importante que se conheça bem o mercado para evitar projetar números que sejam impossíveis de serem atingidos. Também é importante lembrar de começar com números mais realistas e sempre projetar crescimentos para as receitas, pois dificilmente os custos e despesas permanecerão os mesmos com o passar do tempo.
 

"Como realizar a projeção de custos e despesas?"

Para responder a isso precisamos diferenciar os custos e despesas fixas dos custos e despesas variáveis.

Despesas e custos fixos: são aqueles que não sofrem alteração de valor em caso de variação da produção ou atividade. São os custos com limpeza, aluguel, segurança entre outros.

Despesas e custos variáveis: são aqueles que variam proporcionalmente de acordo com o nível de produção ou atividade. Podendo ser com matérias-primas, comissões de vendas e insumos produtivos em geral.

Portanto, a projeção de custos e despesas variáveis sempre deverá ser feita com base na projeção de receitas, pois qualquer variação nas receitas implicará numa variação percentual dos custos e despesas variáveis.
 

"Como fazer a projeção de fluxo de caixa?"

A projeção de fluxo de caixa nos mostra o resultado projetado ao longo do tempo, sendo lucro, prejuízo ou equilíbrio das contas. O fluxo de caixa é bem simples, basta apurar a diferença entre a projeção das receitas e a projeção dos custos e despesas totais, ele nos permitirá saber se a empresa vai conseguir operar com capital próprio durante todo o período analisado ou se necessitará de recursos de terceiros.
 

“E como fazer a análise de indicadores e quais indicadores usar?”

Existem vários indicadores para se analisar a viabilidade financeira. Porém, vamos falar de apenas três deles: o Valor Presente Líquido (VPL), a Taxa Interna de Retorno (TIR) e o Payback.

Mas antes de falar sobre os indicadores, é válido comentar sobre a Taxa Mínima de Atratividade (TMA). Essa taxa representa o retorno mínimo esperado para um investimento. A TMA varia conforme a empresa, uma referência geralmente usada para calcular a TMA no Brasil é a SELIC, a taxa básica de juros da economia brasileira.

Valor Presente Líquido (VPL): O VPL é um método que consiste em trazer para a data zero todos os fluxos de caixa de um projeto de investimento e somá-los ao valor do investimento inicial, usando como taxa de desconto a TMA da empresa. Se o resultado do cálculo do VPL for positivo, significa que o projeto tem capacidade de gerar lucros. Caso seu valor seja nulo, significa que o projeto se paga ao longo dos anos, mas sem gerar lucro. E por fim, se o resultado for negativo, significa que o projeto não gera lucro e sim prejuízo.

Taxa Interna de Retorno (TIR): A TIR representa a rentabilidade de um projeto de investimento. É expressa na forma de uma taxa percentual, seguindo a periodicidade dos fluxos de caixa. Por exemplo, se os fluxos de caixa são mensais, então a TIR resultante será também mensal. Se os fluxos são anuais, a TIR também será anual.

Payback: O Payback é o indicador que mede quanto tempo um projeto levará para gerar os retornos que paguem o investimento. Após analisar esses indicadores você terá em mãos as informações necessárias para saber se o seu negócio será ou não viável. Essa é, portanto, a análise de Viabilidade Financeira.
 

Quer saber mais? A Pacto Consultoria vem a mais de 20 anos apresentando soluções de excelência e gerando orientações financeiras que levam em conta as características individuais de um negócio. Se você planeja abrir uma empresa e não quer fazer parte das estatísticas que assombram todo empreendedor no Brasil, venha realizar uma análise da viabilidade financeira do seu empreendimento conosco, nós iremos traçar as melhores estratégias para alavancar seus resultados financeiros. Entre em contato!

Please reload

Pacto Consultoria

Impactando o mercado com

soluções de excelência

  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram
Ponto Localizacao
Telefone
Carta

Niterói