Como criar metas e objetivos para sua Empresa

January 18, 2019

Todos nós temos metas e objetivos de vida, mesmo que não formalizados, que nos guiam para onde acreditamos estar a nossa felicidade. Para que uma empresa alcance sua “felicidade”, ou seja, o sucesso, que pode ser medido de diversas formas, ela também precisa ter metas e objetivos bem definidos e claros. Mas, como alcançar esses objetivos?

O tema aqui tratado é apenas uma etapa do Planejamento Estratégico que costumamos elaborar em nossos projetos. Para tratarmos dele, precisamos primeiro falar da etapa que o precede, a criação da Identidade Organizacional. É nela que surgem a missão, a visão e os valores da organização.

 

Primeira etapa para montar sua estratégia

Para que fique mais claro, a missão é a razão de ser da empresa, o motivo pelo qual ela existe. A visão é onde a empresa quer chegar após um determinado período de tempo, é o sonho grande da organização. Já os valores, são os princípios e crenças que os membros de determinada organização possuem, são eles que definirão as atitudes tomadas na empresa.

Portanto, as metas e objetivos da sua empresa devem ser traçadas com o intuito de alcançar a visão definida na etapa anterior, agindo de acordo com o propósito de existência da empresa (missão) e respeitando sempre a forma de pensar e tomar atitudes dos membros dela (valores).

 

Elaborando objetivos, indicadores e metas

 

Indo agora para o segundo grande passo em um Planejamento Estratégico, falaremos sobre a elaboração de objetivos e metas para sua empresa. Para isso, primeiramente, faremos a definição dos termos, que podem causar certa confusão.

Os objetivos são os primeiros a serem traçados, eles são as ações a serem perseguidas pela organização para se atingir a visão e cumprir sua missão. Antes das metas, devem ser traçados alguns indicadores estratégicos capazes de gerar informações que permitirão mensurar o desempenho de cada objetivo traçado. Dessa forma, através dessas informações definiremos as metas que deverão ser analisadas de acordo com o resultado gerado por cada indicador criado.

Lembrando que para a definição das metas, as mesmas devem ser criadas baseando-se no conceito de Metas SMART, que é uma ferramenta utilizada para definir as metas de uma organização. Para saber se você realmente criou uma meta, ela deve atender a todas as exigências do acrônimo SMART, sendo específica (Specific), mensurável (Mensurable), atingível (Attainable), relevante (Relevant) e Tangível (Time-bound).

 

Ainda restou alguma dúvida ou tem interesse em conhecer todas as etapas de um Planejamento Estratégico? Se sim, entre em contato conosco, estaremos à disposição para te ajudar!

Please reload

Pacto Consultoria

Impactando o mercado com

soluções de excelência

  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram
Ponto Localizacao
Telefone
Carta

Niterói