5 Passos para se manter à frente da concorrência

May 16, 2019

 

Com os setores tradicionais da economia dominados por grandes empresas e os setores alternativos e artesanais transbordando de concorrência, podemos ver que, muitas vezes, há mais oferta do que demanda, e que o mercado talvez não tenha espaço para todo mundo. Com tudo isso, uma pergunta que sempre está na cabeça dos donos de negócios é: Como me manter à frente da minha concorrência?

 

Não existe uma resposta certa para essa pergunta, cada caso têm suas particularidades e deve ser analisado de determinada maneira. Porém, existem alguns passos básicos que te levarão para mais perto do seu objetivo de se manter à frente dos seus concorrentes.

 

Ao longo deste texto, estaremos abordando alguns pontos estratégicos para qualquer negócio.

 

1- First, mind your own business

Antes de qualquer coisa, é indispensável analisar o ambiente interno da sua empresa. Como vai o seu negócio?

Está bem estruturado? Possui um Planejamento Estratégico eficiente? Como vai o atendimento ao cliente? E a qualidade do seu produto/serviço? Está cuidando bem do pós-venda?

 

Essas têm que ser a sua prioridade antes de tentar se manter à frente da concorrência.

 

Caso tudo esteja bem, podemos prosseguir:

 

2- Consultar frequentemente os clientes

Os seus consumidores são um dos stakeholders mais importantes do seu negócio, por isso, crie uma cultura de feedback constante dos seus clientes. Desse modo, você conseguirá entender o que o consumidor realmente quer, quais dificuldades ele encontra e como você pode solucioná-lo.

Eric Ries, autor de “The Lean Startup”, em sua metodologia enxuta, dá muita ênfase na importância desse envolvimento com os consumidores para o desenvolvimento de um produto cada vez melhor.

 

3- Monitoramento Sistemático dos Concorrentes

Uma vez que seu negócio está bem estruturado e você tem uma cultura de feedback constante de clientes, podemos começar a olhar em volta, para os concorrentes.

Para isso, é essencial definir alguns critérios de avaliação, para que uma análise das vantagens competitivas seja mais objetiva. Esses pontos de observação podem variar desde o atendimento, qualidade, preço até a velocidade e flexibilidade dos produtos/serviços.

Após definir os critérios, chegou a hora de classificar e avaliar quais concorrentes realmente merecem ser monitorados. Para isso, é importante saber reconhecer quem são seus concorrentes diretos e indiretos.

A partir disso, o monitoramento sistemático deve começar a trabalhar para entender melhor as estratégias usadas pelos concorrentes, detectar antecipadamente as ações e, assim, conseguir planejar reações mais assertivas.

 

4- Não tome decisões precipitadas

Mesmo que as ações dos seus concorrentes possam parecer tentadoras e agressivas, é essencial que qualquer reação sua seja bem planejada e calculada.

Não é só porque o concorrente baixou o preço do produto em 85% que você deve (e pode) fazer isso.

Estar à frente da concorrência é também saber até que ponto você pode chegar sem grandes prejuízos. É conhecer os seus limites.

 

5- Faça melhor e faça diferente

Por fim, não poderia deixar de falar do quesito inovação.

Frequentemente, quando empresários ficam muito obcecados no monitoramento dos concorrentes, eles acabam se prendendo a caixinhas e a meras reações.

Porém, a ideia aqui é sair do esperado e ser o agente iniciativo, protagonista, o qual os concorrentes vão ter que correr atrás (não ao contrário).

Para isso, é necessário fazer melhor e diferente, moldar um novo mercado, entender necessidades e desejos que antes passavam despercebidos.

Veja a Uber, por exemplo, que conseguiu revolucionar o segmento super tradicional de transporte privado, a partir do momento que entenderam as novas necessidades do homem contemporâneo.

 

Quer se manter à frente da concorrência e alavancar seu negócio? A Pacto Consultoria pode te ajudar! Entre em contato por e-mail o nos faça uma ligação para uma reunião de diagnóstico gratuita!

 

 

Please reload

Pacto Consultoria

Impactando o mercado com

soluções de excelência

  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram
Ponto Localizacao
Telefone
Carta

Niterói