Ética: Como aplicá-la nas relações de trabalho

September 12, 2019

Como saber as condutas certas e erradas nas empresas?

     Muitos se questionam sobre como aplicar a ética nas relações de trabalho.Quando falamos em empresa, qual é a imagem que vem a sua cabeça? Para alguns, a ideia de um trabalhador vestido em roupas sociais, num prédio espelhado no centro da cidade; Para outros, um lugar como a Google, onde os trabalhadores assemelham-se a universitários, é mais tangível. Apesar de parecerem contextos totalmente distintos um elemento fundamental para ambas é a ética.

 

Mas o que é ética?

     Em sua essência ética pode ser definida como uma percepção sobre o comportamento moral de cada indivíduo. Logo, a ética é aquilo que nós fazemos tendo como base as regras sociais presentes naquele espaço-tempo e como esse comportamento é visto pelas pessoas ao nosso redor. Tais regras estão presentes no cotidiano, não sendo faladas, mas sim implícitas nas ações e reações daqueles que nos circundam.

 

     Todos queremos um ambiente de trabalho que seja leve, respeitoso e justo, não é mesmo? Como distinguir o certo do errado dentro da sua empresa, para que esse ambiente se instaure? A resposta pode parecer simples, basta ser ético! Mas exercitar a ética em meio a competitividade, tendo como agravantes o alto nível de desemprego e a população mais ansiosa do mundo, 9,3% dos brasileiros segundo esse artigo da revista Exame, pode ser mais difícil do que acreditamos.

 

 

Para te nortear no caminho da melhor conduta profissional, listamos cinco características de profissionais pautadas na ética:

  1. Moralidade: os valores intrínsecos a cada indivíduo devem estar alinhados com os valores da sua empresa.

  2. Consciência: capacidade ou percepção em distinguir o que é certo ou errado de acordo com as virtudes ou moralidade.

  3. Altruísmo: A habilidade de se preocupar legitimamente com o próximo, de forma espontâneo e natural. 

  4. Solidariedade: Compromisso em que as pessoas se ajudam de forma unitária ou coletiva.

  5. Responsabilidade ética: consenso entre responsabilidade (assumir consequências dos atos praticados) pessoal e coletivamente.

 

Como conseguir pessoas assim para a sua empresa?

Para uma ajuda adicional vale ler nosso post sobre recrutamento e seleção.

 

     Mas não é só isso! Ter bons trabalhadores em um ambiente hostil pode não contribuir tanto para a corporação, como ainda pode corromper os membros que dela fazem parte. É imprescindível que a cultura organizacional seja bem estruturada e presente no cotidiano, assim como os valores devem ser claros para todos dentro da organização. Melhor do que remediar conflitos é evitá-los totalmente! 

 

     Ficou com alguma dúvida? Gostaria de saber mais sobre esse e outros assuntos? Entre em contato conosco!

 

Please reload

Pacto Consultoria

Impactando o mercado com

soluções de excelência

  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram
Ponto Localizacao
Telefone
Carta

Niterói