A importância do desenvolvimento de pessoas como ferramenta empresarial

October 10, 2019

 

Já parou para refletir em qual contexto sua empresa está inserida?

 

O desenvolvimento pessoal e profissional no ambiente de trabalho, é sem dúvidas, um desejo tanto dos gestores quantos de seus funcionários na atualidade. Tudo muda tão rápido que qualquer postura resistente a mudanças pode acarretar em falência.

 

Estamos na era da indústria 4.0, onde a informação é o bem mais valioso, importante e desejado tanto pelas grandes organizações globais quanto para microempreendedores. É nessa era que qualquer ideia que você tenta fixar fica facilmente ultrapassada e remota em questão de meses. 

 

Nessa era do fluxo informacional temos que ser adaptáveis e resilientes. A resiliência serve de conforto para que um erro não estrague todo um plano, senão impactar a ponto de você poder fazer algo em relação às mudanças. A adaptabilidade que é a força de sobrevivência das empresas contemporâneas. 

 

Se você acha que uma empresa se mantém no mercado somente tendo essas habilidades? Claro que não. Todas as empresas, pequenas ou grandes, enfrentam o mesmo desafio: Competitividade. Ser competitivo, hoje, é a capacidade ou probabilidade de ganhar e se manter no nível alcançado. Por isso, para que você consiga, primeiro, alcançar uma posição no mercado, é preciso uma vantagem competitiva.

 

Vantagens competitivas é tudo aquilo que te diferencia dos seus concorrentes: um produto diferente, um serviço com melhor atendimento, um marketing mais evidente… Já falamos sobre 5 Passos para se manter à frente da concorrência, mas além desses, um excelente passo para se investir é no treinamento profissional como ferramenta empresarial.

 

Por que desenvolver meus membros?

 

Mesmo que possamos dividir o meio empresarial do meio pessoal, tendo em vista que a empresa e as pessoas que a compõem são coisas diferentes, não podemos negar que a empresa é formada por pessoas, e que essas influenciam a empresa com suas particularidades culturais, vivenciais, intelectuais, e mais importante, suas experiências táteis. Então é fácil perceber que para desenvolver uma empresa, é necessário desenvolver os membros da empresa, pois eles que a tornarão viva. Resumidamente, será muito difícil crescer a empresa sem crescer que a compõem.

 

Além disso, o impacto que uma palestra ou capacitação gera, não se reduz somente às pessoas participantes, mas à empresa como um todo. Como estamos falando de pessoas, temos que entender que existem diversas relações e fluxos de informações e conhecimento. Uma equipe de 10 pessoas pode influenciar um grupo de 20 que reverbera em um maior de 50 e assim por toda a empresa. O desenvolvimento de pessoas não é um investimento pontual, senão um investimento macro. Com isso, temos que até o relacionamento externo entre a empresa e os fornecedores ou com os clientes são impactados pelas palestras de desenvolvimento de membros.

 

Quais são as vantagens do Desenvolvimento de Pessoas?

 

Você pode ganhar muito investindo no desenvolvimento interno de membros. Dentre diversas consequências, acreditamos que as seguintes possam um impacto maior:

 

 

Engajamento da equipe: palestras de desenvolvimento pessoal faz com que a equipe tenha um contato mais íntimo sem o cenário da rotina de trabalho. Esse contato gera um ambiente confortável para engajamento em grupo, de forma mais forte do que objetivos estratégicos da empresa. Dentro desse tema, saiba 3 maneiras de manter sua equipe motivada!

 

Motivação individual:  quando a empresa disponibiliza treinamentos para que um membro possa se desenvolver, este consegue alinhar seu propósito com o da empresa e seguí-los de forma mais natural e agradável, pois esse funcionário percebe que a empresa está lhe dando a devida atenção e proporcionando um crescimento pessoal, então sua motivação vai fazê-lo produzir mais para a empresa.

 

Aumento na qualidade de serviços: uma importante consequência da motivação e engajamento é o aumento na qualidade dos serviços. Uma empresa inteira responde pelas atitudes de um funcionário no momento de um contato com o cliente, logo, quando esse funcionário passa confiança e empenho em sua função, a imagem da empresa vira uma referência positiva para esse cliente, podendo acarretar em uma divulgação sincera e até mesmo fidelização do cliente.

 

Melhora na agilidade de processos: outra vantagem vinda do engajamento e motivação é observada na melhora na agilidade de processos internos da empresa. A boa vontade dos membros, após uma boa capacitação, faz com que o fator humano seja um peso menor nos erros e atrasos de processos, fazendo com que sua empresa seja mais ágil e produza mais gerando a receita necessária para bater a meta, por exemplo.

 

Estratégia de marketing: além das consequências passivas, você pode voltar o seu marketing para promoção de valores internos, expondo o cuidado com o trabalhador em forma de palestras de desenvolvimento pessoal. Esse marketing faz com que a imagem de sua empresa atraia os clientes mais conscientes de práticas empresariais, atendendo uma maior demanda do mercado.

 

Vale ressaltar que uma empresa que quer ser evidenciada no mercado não deve investir somente no que é visível para os clientes, mas sim em todas as áreas internas, equilibrando o planejamento estratégico, tático e operacional.

 

Quer saber mais como você pode potencializar os resultados da sua empresa ou empreendimento? Tem algum problema mas não sabe muito bem o que é ou como lidar com ele? Então marque conosco sua reunião e nos diga em que podemos te ajudar! O seu crescimento é o nosso sucesso!

 

Please reload

Pacto Consultoria

Impactando o mercado com

soluções de excelência

  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram
Ponto Localizacao
Telefone
Carta

Niterói