#Dicas #Economia #Empreendedorismo #Financeiro

O que é a taxa SELIC e como ela influencia o seu negócio

SELIC, COPOM, Taxa Básica de Juros… Sabe dizer o que essas palavras significam e como elas influenciam a economia e consequentemente o seu negócio? Fica até o final que você vai entender tudo! Deixo de antemão que se tratando de economia TUDO depende. Portanto, as informações abaixo são as TENDÊNCIAS do mercado e da sociedade. […]

Por Gustavo Machado

O que é a taxa SELIC e como ela influencia o seu negócio

SELIC, COPOM, Taxa Básica de Juros… Sabe dizer o que essas palavras significam e como elas influenciam a economia e consequentemente o seu negócio? Fica até o final que você vai entender tudo!

Deixo de antemão que se tratando de economia TUDO depende. Portanto, as informações abaixo são as TENDÊNCIAS do mercado e da sociedade.

Vem com a Pacto!!

Afinal, o que é a taxa Selic?

Resumidamente, a SELIC é a taxa básica de juros da economia brasileira. Ela que influencia os empréstimos, investimentos e o aquecimento da economia nacional. Dessa forma, ela é usada desde 1999, sendo alterada a cada 45 dias pelo COPOM(Comitê de Política Monetária) para regular a inflação e o mercado como um todo.

Efeitos da taxa Selic

Efeitos Imediatos do aumento da taxa Selic

  • Diminui o acesso ao crédito, visto que os empréstimos tendem a ficarem mais caros com a expectativa de alta na Selic.
  • Você, lojista, já se perguntou o por que a taxa da máquina de cartão muda de tempos em tempos? Então, um dos causadores dessa alteração é a taxa Selic, que ao subir, eleva o preço da taxa da máquina e vice-versa.
  • Investimentos de renda fixa (CDBs, Tesouro Direto e etc) pós fixados tendem a ficar mais lucrativos caso já tenham sido comprados, ou seja, os pré fixados passam a pagar mais a partir do aumento da taxa.

Efeitos esperados/futuros do aumento da taxa Selic

  • Tendência da diminuição da inflação por conta da menor quantidade de dinheiro circulante devido ao encarecimento dos empréstimos, ou seja, as pessoas compram menos pois empréstimos e financiamentos estão mais caros. Pense em carros financiados.
  • Aumento da dívida das empresas que estão com empréstimos pós fixados, em linguagem econômica, chamamos isso de empresas alavancadas, e dessa forma, tendem a cair os investimentos em renda variável, como as ações.

Impactos imediatos da diminuição da taxa Selic

  • Tende a favorecer a tomada de empréstimos, já que esses empréstimos estão mais baratos, ou seja, fica mais vantajoso para você expandir a sua empresa
  • A operação com as máquinas de cartão fica mais barata.

Impactos esperados/futuros da diminuição da taxa Selic

  • Aquecimento da economia e crescimento econômico.
  • Aumento do consumo, por conta da diminuição dos juros.
  • Aumento da inflação de matérias-primas, por conta do aumento de consumo. Uma forma de se proteger desse aumento é ter produtos em estoque para você conseguir vender mais barato quando eles estiverem a um preço maior e se manter mais competitivo no mercado.
  • Investimentos de renda fixa ficam menos atrativos. Aumentando, assim, o investimento em renda variável e em empresas no geral.

E agora? Como está o cenário atual?

Atualmente, estamos diante da maior alta da Selic em 5 anos. No dia 15/06/2022, o COPOM estipulou que a taxa básica de juros brasileira deveria sofrer a décima primeira alta consecutiva e passar de 12,75% para 13,25%. Nesse sentido, como já foi explicado, podemos ver empréstimos com juros exorbitantes e ótimas oportunidades na renda fixa.

Considerações finais

Dessa forma, percebendo como essa taxa pode afetar em tantos âmbitos da nossa vida, desde aonde iremos investir até no nosso consumo, você está melhor preparado parar gerir as reservas de sua empresa.

E você, empreendedor, o que você faria com o seu dinheiro após estas informações?

 Independente do cenário econômico a sua empresa não pode parar e nós da Pacto Consultoria estamos aqui para te ajudar a atingir seus objetivos!

Um grande abraço!

VEJA TAMBÉM

Aprenda, de forma simples, a como se diferenciar da concorrência
#Blog #Dicas #Empreendedorismo #Estratégico

Por Evelyn Gavinho

Aprenda, de forma simples, a como se diferenciar da concorrência

O Preço do Amanhã, uma Reflexão sobre Gestão de Tempo
#Blog #Dicas #Organização

Por Rhaianny Vilar

O Preço do Amanhã, uma Reflexão sobre Gestão de Tempo

Como definir o perfil do colaborador ideal para sua empresa?
#Blog #Dicas #Empreendedorismo #Estratégico #Pessoas #Sem categoria

Por Barbara Braga

Como definir o perfil do colaborador ideal para sua empresa?

CONTEÚDO ONLINE

Instagram
Facebook
LinkedIn
LinkedIn
Open chat
Estamos Online!
Olá👋
Podemos ajudar?